No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, assinalado esta quarta-feira, a Zurich Portugal anuncia em comunicado que “está a substituir os copos de plástico das máquinas de vending e dos dispensadores de água por uma alternativa sustentável: copos de papel biodegradáveis”. As paletines de plástico para mexer o café também estão a ser “substituídas por paletines de madeira”, lê-se no comunicado. Esta medida, segundo a empresa, reduz a utilização de plástico em mais de “1100 quilos anuais, o equivalente a mais de 290 mil copos”. A cinco anos, a medida significa uma “poupança de 5500 quilos de plástico, o equivalente a mais de 1,4 milhões de copos”. A substituição dos copos nas máquinas de vending e dispensadores de água de todos os locais do país onde a Zurich está presente começa hoje e vai estar concluída até ao final de junho.
António Bico refere que “dos investimentos e finanças sustentáveis à resiliência aos riscos climáticos, todos temos um papel a assumir na criação de um futuro mais sustentável. A poluição marinha com plástico e microplásticos é um flagelo que estamos a viver, mas que está ao nosso alcance combater”. Para o CEO da Zurich Portugal, “podemos e devemos fazê-lo tanto ao nível empresarial, como ao nível individual”.
Uma vez que o Grupo Zurich está a tomar estas medidas em mais de 210 países e territórios e junto de 54 mil colaboradores, a escala do impacto na redução de utilização de plástico de uso único e da extração de combustíveis fósseis é significativamente positiva na transição para uma economia neutra em carbono.
“Esta é não só a decisão mais acertada para contribuir para a eliminação dos plásticos de utilização única, como é também a decisão que os nossos Colaboradores, Parceiros de Negócio e Clientes esperam de nós“, acrescenta Carlos Fonseca, Chief Operating Officer da Zurich Portugal.
Para além da substituição dos copos e paletines de plástico por copos de papel biodegradáveis, a Missão Azul, clube de voluntariado da Zurich, tem também definida uma ação de recolha de plástico numa praia portuguesa, associada a uma sessão de educação ambiental e descoberta das pradarias marinhas. A realizar até ao final do ano, o público-alvo desta ação são os colaboradores da Zurich de todo o país.
A Zurich Portugal faz parte do Grupo Zurich e está em Portugal há mais de 100 anos. Atualmente conta com 19 escritórios próprios e uma rede de mais de 2.500 mediadores profissionais de seguros que servem mais de 620 mil clientes.