Zoomarine e Nativawaky plantam floresta Miyawaki em prol da regeneração do Algarve

O Zoomarine, em colaboração com a Nativawakyv, procedeu, à plantação de uma floresta Miyawaki na Quinta do Meloal, que pertence à AIPAR – Associação de Proteção à Rapariga e à Família. A iniciativa insere-se na Operação Montanha Verde, que pretende promover a biodiversidade e a regeneração natural dos solos no Algarve.

Inspirada na filosofia “Together We Protect”, a iniciativa nasceu em 2017 e tem sido uma força de transformação ambiental no Algarve, resultando até à data na plantação de mais de 126 mil árvores autóctones. Em 2024, o projeto uniu forças com a Nativawaky para a implementação do método Miyawaki, um sistema inovador de plantação densa e diversificada que recria ecossistemas nativos capazes de atingir a autossustentabilidade em apenas três anos. Esta abordagem é crucial num contexto de combate à seca e à desflorestação, problemas graves que afetam a região.

Para Isabel Gaspar, Bióloga e Coordenadora de Conservação do Zoomarine e da Operação Montanha Verde, a iniciativa “é um exemplo do que conseguimos alcançar quando unimos esforços para proteger o ambiente. Com a criação de uma floresta Miyawaki na freguesia de Conceição-Faro, estamos a dar um passo importante para fortalecer os ecossistemas locais e enfrentar desafios como a seca e a desflorestação no Algarve. É inspirador ver a participação ativa de crianças e voluntários nesta ação, pois só através da sensibilização das novas gerações conseguiremos garantir um futuro sustentável para a nossa região”.

Já Sónia Soares, bióloga e fundadora do projeto Nativawaky destaca as vantagens do método Miyawaki: “é uma metodologia que permite plantar não apenas árvores, mas sim florestas, que são densas e ricas em biodiversidade e respeitam aquilo que ocorre de forma natural nos ecossistemas que as rodeiam. Foram plantadas espécies que por serem nativas da paisagem algarvia e de vários estratos de uma floresta, se ajudam mutuamente e permitem o seu desenvolvimento saudável. Este tipo de plantação ao fim de cerca de 3 anos é autónoma, não necessitando de rega”.

A edição deste ano contou com a participação de cerca de 60 voluntários, entre os quais 42 crianças de duas turmas do 4.º ano do ensino básico e um grupo de voluntariado da UALG, que plantaram 330 árvores e plantas de mais de 30 espécies autóctones.

Uma vez mais, a ALGAR, SA, parceira estratégica desde o primeiro ano da Operação Montanha Verde, contribuiu para o sucesso da iniciativa, ao disponibilizar o composto orgânico NutriVerde®, que oferece um importante suporte à fase inicial de crescimento das plantas, incentivando a sua sustentabilidade e robustez e é certificado para utilização em agricultura biológica, reforçando o compromisso da ALGAR e da Operação Montanha Verde com práticas ecológicas de longo prazo.