Perto de um milhar de especialistas de quase todo o mundo vão juntar-se no 30.º Congresso da EAZA – Associação Europeia de Zoos e Aquários que decorre entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro no Algarve.
De acordo com o Zoomarine, anfitrião deste congresso, os trabalhos vão decorrer no NAU Salgados Palace Hotel (centro de congressos). No dia 29 de setembro está previsto a visita oficial ao Zoomarine, onde os congressistas terão oportunidade de visitar os bastidores do parque, conhecer os especialistas nacionais, estudar os projectos de conservação, ciência e educação e, claro, vislumbrar muitos dos espécimes que estão envolvidos nos especiais programas de reprodução da EAZA – os EEP e os ESB.
Dentro do programa está ainda prevista, no dia 29 de setembro, uma ação de devolução de uma ave reabilitada, numa iniciativa conjunta entre o Zoomarine e o RIAS (Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, de Olhão), a entidade que foi eleita como a destinatária do valor recolhido durante o Leilão Silencioso (Silent Auction) que terá lugar nessa mesma noite.
Nesse mesmo dia, os congressistas vão ainda assistir à plantação de um raro Carvalho-de-Monchique, uma espécie de árvore criticamente ameaçada de extinção em Portugal (estima-se que existam menos de 300 exemplares), dando assim início formal ao Jardim Botânico do Zoomarine.