No Dia da Terra que se assinala no próximo dia 22 de abril (quinta-feira) a ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável) vai dedicar “Meia-hora de Bom Ambiente” à restauração da terra. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, será o convidado da associação, lê-se numa nota de agenda.
Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 22 de abril como o “Dia Internacional da Mãe Terra”, através da adoção de uma resolução específica. O dia reconhece a Terra e seus ecossistemas como o lar comum da humanidade e a necessidade de protegê-la para melhorar a subsistência das pessoas, combater as alterações climáticas e impedir a colapso da biodiversidade. O tema selecionado pelas Nações Unidas para 2021 é “Restaurar a nossa Terra”.
Neste Dia da Terra, o Presidente da República será desafiado a responder a três questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável às escalas nacional e mundial, com as prioridades ambientais da sua agenda neste segundo mandato, e ainda com a forma como a sua atuação pode ajudar a integrar preocupações como alcançar a neutralidade climática, promover uma floresta biodiversa, multifuncional e resiliente, ou desenvolver uma economia circular, nas políticas nacionais, de forma transversal, intergeracional e mais resistente aos ciclos políticos. As respostas do Presidente da República foram pré-gravadas, devido à sua participação na Cimeira Ibero-Americana em Andorra e serão emitidas na rubrica “Meia-Hora de Bom Ambiente” que tem lugar todas as quintas-feiras entre as 21.30h e as 22.00h no Facebook da ZERO.
Para comentar em direto, estará presente Francisco Ferreira, Presidente da ZERO, e Luísa Schmidt, socióloga e investigadora principal com habilitação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa), coordenadora do OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade