A ZERO, através de carta dirigida ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, desafiou a Seleção Nacional a viajar de forma sustentável durante o EURO 2024 nas deslocações dentro da Alemanha, escolhendo meios de transporte com baixas emissões, como o comboio, comprometendo-se assim a evitar o transporte aéreo com emissões muito elevadas.
Este mesmo desafio foi lançado por organizações congéneres da ZERO às outras equipas que irão participar neste campeonato, a realizar-se entre 14 de junho a 14 de julho. Esta é uma iniciativa conjunta com a Federação Europeia de Transportes e Ambiente, surgindo como complemento ao acordo assinado entre a UEFA e a empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn para incentivar os adeptos a viajar de comboio para a Alemanha e no seu interior.
“A ZERO considera que a Seleção tem uma oportunidade única de servir de modelo também fora de campo, contribuindo para mudar a forma de pensar e o comportamento dos cidadãos em matéria de deslocações, dando um exemplo positivo no que se refere às escolhas de transporte da equipa”, pode ler-se no comunicado da associação.