A Xiaomi anunciou que quer atingir a neutralidade de carbono das operações das suas empresas até 2040, garantindo a utilização de energia 100% renovável.
Após a implementação da Filosofia Zero-Carbono, a tecnológica planeia continuar a adquirir esquemas de compensação de carbono certificados por políticas e normas para as restantes emissões, com os objetivos a serem atingidos através da constante revisão e ajuste científico das suas estratégias no decorrer da expansão do negócio.
Assim, a empresa pretende dar prioridade à melhoria da eficiência energética, à utilização de energia limpa e à inovação através do fabrico inteligente. Também de acordo com os seus princípios de ação rápida, praticabilidade, progresso constante e melhoria contínua, a Xiaomi planeia liderar a atualização da cadeia de valor e colaborar com os seus parceiros e utilizadores com o intuito de fornecer produtos e serviços ecológicos, inteligentes e sustentáveis, construindo um futuro com baixo teor de carbono e um ecossistema mais verde.
Para implementar estas medidas, a tecnológica conta com um Conselho de Administração e um Comité de Sustentabilidade, encarregados de supervisionar a gestão de assuntos relacionados com o clima, e com o apoio do Comité de Governação Empresarial. Estas entidades coordenam e gerem os recursos internos e externos com vista a definir a estratégia dos planos de ação para as suas instalações e para os diversos departamentos empresariais que englobam os principais segmentos operacionais da marca: smartphones, IoT e produtos lifestyle e serviços de Internet.
A mudança começará com a adaptação de edifícios existentes para eficiência energética, planeamento e design de edifícios com baixo teor de carbono, melhoria da eficiência operacional e utilização de energia renovável.
A Xiaomi planeia publicar o seu Relatório de Ação de Neutralização de Carbono até ao final de 2023, com o intuito de divulgar mais detalhes das suas estratégias climáticas e roteiros neutros em termos de carbono.