World Press Photo 2018 em exposição itinerante nas viaturas de recolha de resíduos da Maia
Com o objetivo de continuar a promover a arte e consciencializar para a importância do desenvolvimento sustentável junto da população maiata, a Maiambiente volta a dar visibilidade às fotografias vencedoras do World Press Photo.
O resultado, da edição 2018, da maior competição do mundo para fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais, a nível profissional, estará assim visível em oito painéis das viaturas de recolha de resíduos do Município da Maia, circulando pelas ruas do concelho ao mesmo tempo que estas viaturas exercem a sua função habitual: a recolha de resíduos urbanos.
As viaturas decoradas circulam já desde dia 9 de novembro, dia em que se assinalou a abertura oficial da exposição no Município da Maia. A exposição estará patente no Fórum da Maia até 2 de dezembro. O objetivo é mostrar de uma forma precisa, justa e visualmente atraente o que aconteceu no nosso mundo em 2017. A entrada é livre.
Aposta numa abordagem inovadora focada na agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável
É de salientar que a Câmara Municipal da Maia irá, este ano, abordar a exposição de uma forma absolutamente inovadora a nível mundial, encarando-a na perspetiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e mostrando como cada fotografia premiada retratada está relacionada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A edição, deste ano, do concurso World Press Photo contou com a participação de 73.044 fotografias, de autoria de 4.548 fotógrafos oriundos de 125 países. No final foram premiadas 178 imagens distribuídas pelas oito categorias existentes: assuntos contemporâneos, ambiente, notícias gerais, projetos de longa-duração, natureza, pessoas, desporto e notícias de última hora.