O mês de fevereiro marca a abertura da agenda de workshops de Educação Ambiental do Jardim Zoológico. Ao todo são quatro programas criados de forma a potenciar o conhecimento do público em geral.
Para o Zoo, a educação é a melhor arma para combater a perda da biodiversidade uma vez que a disponibilidade para alterar hábitos em prol da conservação das espécies passa pela aquisição de conhecimento sobre as mesmas. Partindo dessa premissa, os workshops de Educação Ambiental do Jardim Zoológico destinam-se a um público adulto amante da Natureza e procura dotá-lo de ferramentas para levar a cabo esta grande missão.
“Biodiversidade – Educar para conservar” e “Animadores de Educação Ambiental” são dois dos workshops que vão decorrer já neste mês de fevereiro e que se apresentam como requisito essencial para se poder candidatar a Educador Ambiental do Jardim Zoológico. O conhecimento adquirido pode ser utilizado como uma ferramenta de trabalho para aplicar na educação, em particular na educação ambiental, participando ativamente na conservação do planeta.
Em junho, na semana do ambiente, será a vez do workshop “Técnicas de Ilustração Científica” onde será possível descobrir as técnicas e competências para conhecer e dar a conhecer o mundo natural.
Já em julho, no mês da conservação, chega o workshop “Iniciação à Fotografia de Vida Selvagem”, destinado a todos os que preferem comunicar através da imagem. Para fotografar um animal é fundamental conhecer os hábitos da espécie e este workshop pretende transmitir aos formandos conhecimentos sobre comportamento da vida selvagem, assim como as técnicas para não perder a fotografia perfeita.
A agenda de workshops de Educação Ambiental 2022 do Jardim Zoológico já está disponível.