A presidente do Grupo Consultivo de Sustentabilidade das empresas Sonae foi a única portuguesa eleita pelos 2019 WBCSD “Leading Women Awards”. Isabel Barros foi a premiada na categoria de Excelência, pela sua Liderança em prol da sustentabilidade.
Os “Leading Women Awards”que decorrem hoje em Lisboa, são uma iniciativa do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) que visa reconhecer as lideranças femininas que mais contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre as 200 empresas suas associadas. Em 2019, Isabel Barros foi uma das dez líderes premiadas no total de três categorias, nomeadamente na categoria de Excelência, que reconhece o trabalho desenvolvido em prol de empresas mais sustentáveis.
De acordo com o comunicado enviado pelo grupo, Isabel Barros foi distinguida pelos “esforços contínuos em colocar as pessoas no centro do desenvolvimento sustentável da Sonae”. O júri destacou o “compromisso real e tangível da sua liderança com a Educação, como é exemplo o Centro Qualifica Sonae MC, bem como a criação de objetivos voluntários para aumentar o número de mulheres em posições de liderança”.
“Este prémio deixa-me muito orgulhosa, já que reconhece e reflete os esforços da Sonae para o desenvolvimento de uma empresa e de uma sociedade mais sustentável e inclusiva. As pessoas são centrais à nossa estratégia de longo prazo, sendo a promoção da igualdade de oportunidades uma prioridade na agenda dos nossos líderes. No futuro, apoiar os nossos colaboradores a permanecerem profissionalmente relevantes, suportando-os no desenho e projeção das suas carreiras, são condições necessárias para que o desenvolvimento seja verdadeiramente sustentável e inclusivo”, refere Isabel Barros, acrescentando que “temos muitos desafios pela frente para o conseguir, mas estou convicta de que a Educação será um dos pilares fundamentais para o sucesso e é esta visão que me inspira todos os dias”.
A edição de 2019 dos “Leading Women Awards” contou com um comité selecionado entre representantes das empresas associadas do WBCSD, que foi responsável pela eleição das dez líderes premiadas em três categorias: “NextGen” – que reconhece as lideranças da próxima geração, “Excellence” – para contributos extraordinários em prol da Sustentabilidade e “Breakthrough” – para iniciativas focadas na igualdade de género.
O WBCSD lançou pela primeira vez os “Leading Women Awards” em 2017, com o objetivo de contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente os “SDG 5”, que visam promover a igualdade de género e empoderar todas as mulheres até 2030.