Votação da Lei de Restauro da Natureza acaba em empate no Parlamento Europeu
Parece que ainda não é desta que fica decidido o projeto de Lei de Restauro da Natureza, depois de nesta quinta-feira, 15 de junho, a votação em Estrarburgo ter acabado em empate, adiando a decisão para dia 27 de junho, em Bruxelas.
A maioria dos votos foi rejeitada devido a um empate entre 44 votos a favor e 44 fotos contra, e por isso cada voto irá contar para que a lei seja aprovada ou declinada no Parlamento Europeu.
Esta realidade deve-se à tentativa de eurodeputados conservadores, de extrema-direita e liberais em rejeitar a lei, depois de serem acusados de divulgar notícias falsas sobre o tema, mas os deputados da Comissão de Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar estão a fazer uma frente forte para que o documento passe.
Nicolas Fournier, diretor de campanha da Oceana Europe, disse: “A votação de hoje na Comissão do Meio Ambiente, renhida e ainda inacabada, é uma mensagem encorajadora que uma pequena maioria de MEP progressivos são contra a rejeição da Lei do Restauro da Natureza, derrotando a campanha de desinformação tóxica liderada pelos partidos conservadores. Apelamos a estes MEP, sensíveis ao entendimento de que a prosperidade da sociedade depende do estado do ambiente, para serem vocais a favor da natureza quando o Parlamento concluir o voto no final do mês e deixar um legado na corrida para as Eleições Europeias de 2024″.