Nos dias 25 e 26 de fevereiro, o projeto transfronteiriço “Vemo-nos no Monte” organiza duas ações de controlo de invasoras e intercâmbio entre voluntários na Serra do Gerês. A iniciativa terá lugar em Campo do Gerês e Rio Caldo e contará com a participação de 60 voluntários da Galiza, da Serra da Estrela e da Serra do Gerês.
“Vemo-nos no Monte” é um projeto de voluntariado e formação ambiental transfronteiriço que pretende alertar para o problema das plantas exóticas invasoras nos territórios da Serra da Estrela, da zona fronteiriça e da Galiza e fomentar uma rede de brigadas cívicas com ações concretas no território.
A primeira saída de campo, que acontece no sábado, em Campo do Gerês, tem a parceria do Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês. O foco desta ação estará na aplicação de diferentes métodos de controlo de mimosas.
A tarde será dedicada à formação e troca de experiências. Elizabete Marchante, investigadora do projeto Invasoras.pt, do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, participará num seminário sobre boas práticas de controlo de invasoras em terrenos comunitários.
A intervenção de domingo terá lugar do lado galego da serra, numa ação em parceria com a comunidade de montes de Rio Caldo dedicada ao controlo de eucalipto.
A ação na Serra do Gerês conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da Câmara Municipal de Gouveia.
Este intercâmbio de experiências no combate às invasoras terá continuidade no final de abril, com duas ações no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, bem como um encontro de associações e movimentos cívicos sobre controlo de invasoras.
Ao longo de 18 meses, o projeto “Vemo-nos no Monte” organiza ações nos concelhos de Seia e Gouveia, na Serra da Estrela, na zona fronteiriça da Serra do Gerês e em territórios galegos. A iniciativa parte da experiência das Brigadas Deseucaliptizadoras, que foram iniciadas, em 2018, pela associação galega Verdegaia.