A Quinta da Ribafria, na Serra de Sintra, foi palco de uma ação de reflorestação, que resultou na plantação de 600 árvores nativas, como o Carvalho, Sobreiro, Loureiro, Amieiro, Pinheiro Manso, Azevinho e Medronheiro – espécies mais resistentes a pragas, doenças e incêndios. Esta iniciativa contou com a participação de cerca de 100 colaboradores da Siemens, que procederam também à limpeza do terreno.
O objetivo desta ação é contribuir para a melhoria do estado de conservação de uma área essencial para a sociedade, não só pelo papel que desempenha na prestação de serviços ecológicos (desde captura e sequestro de CO2, conservação e formação de solo à regulação climática e refúgio de biodiversidade), mas também pelos benefícios diretos para a população local.
“Através das iniciativas de cidadania corporativa que abraça e desenvolve, a Siemens procura criar valor em todos os países onde opera, beneficiando as comunidades em que se encontra inserida. Ações como esta são um bom exemplo desta estratégia, numa área que consideramos fundamental: a da sustentabilidade. Para além do impacto ambiental, estas ações são muito valorizadas pelos nossos colaboradores, que, para além de aderirem massivamente, têm a oportunidade de contribuir para projetos com um impacto verdadeiramente positivo na sociedade”, afirma Ricardo Nunes, Administrador Financeiro na Siemens em Portugal.
Esta ação de reflorestação enquadra-se no programa de voluntariado e responsabilidade corporativa da Siemens, que, ao longo dos últimos dez anos, permitiu a intervenção em mais de 30 hectares de floresta e a plantação de 60 mil árvores em diferentes pontos de Portugal.