Voluntários da Corticeira Amorim plantam 2.500 sobreiros em Castelo Branco
125 voluntários da Corticeira Amorim vão plantar 2.500 sobreiros no sábado, dia 18 de novembro, a partir das 10h, na Herdade da Baliza, em Castelo Branco. A iniciativa está integrada no projeto Green Cork, o programa nacional de recolha seletiva e reciclagem de rolhas, criado em parceria com a Quercus e outros parceiros, que visa promover e educar para uma prática de reciclagem da cortiça em Portugal e contribuir para o financiamento do projeto Floresta Comum, que assegura a plantação de árvores autóctones em terreno nacional, nomeadamente o sobreiro.
Para Cristina Rios de Amorim, Administradora da Corticeira Amorim, responsável pela Sustentabilidade, esta é mais uma iniciativa que suporta uma “jornada com mais de 150 anos marcada por uma grande consciência da importância social, ambiental e económica do montado e da floresta em geral. Reflorestamos com cuidado e inovação e, através do nosso exemplo, procuramos difundir o conhecimento, a aplicação e a reciclagem da cortiça, esta matéria-prima singular que é a base da nossa atividade. O nosso objetivo é claro – estimular a consciência ecológica, continuar a alavancar uma economia de baixo carbono minimizando impactos ambientais”.
A primeira iniciativa foi lançada em 2011, ano em que a Assembleia da República Portuguesa atribuiu ao sobreiro o estatuto de Árvore Nacional de Portugal. Com a ação deste sábado, a empresa irá totalizar a plantação de mais de 27 mil árvores autóctones em território nacional.