VITRUS instala contentores de resíduos orgânicos em Guimarães
A VITRUS Ambiente está a proceder à instalação de mais de 200 contentores para o depósito de resíduos orgânicos. A empresa quer apelar à população para a separação e aproveitamento destes resíduos na produção de que serve como um fertilizante natural.
A iniciativa tem a colaboração do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem.
O serviço de recolha de orgânicos porta-a-porta inicia-se no dia 6 de fevereiro, “nas freguesias da Cidade (Oliveira, S. Paio e S. Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes”, enumera a VITRUS, num comunicado enviado à imprensa.
Devido a esta mudança no processo de recolha, a VITRUS alerta para a necessidade de ajudar os dias e os horários de recolha do lixo.
No mesmo comunicado, a VITRUS recomenda os habitantes das freguesias referidas a adquirirem um contentor gratuito, apresentando ma fatura de resíduos/Vimágua na Junta de Freguesia, no Laboratório da Paisagem ou no Parque da Mumadona.
Esta operação da VITRUS AMBIENTE pretende chegar a cerca de 55 mil habitantes do concelho com o alargamento às freguesias.
Numa primeira fase, iniciado em 2022, a empresa recolheu 915 toneladas de resíduos orgânicos de 4 mil habitantes no centro da cidade de Guimarães.
Nos contentores de resíduos orgânicos, podem ser colocados restos de comida, vegetais, frutas, sopa, pão, bolos, carne, peixe, laticínios, cascas de marisco, cascas de ovos, sacos de chá, palitos, guardanapos, plantas, folhas, cabelo e unhas ou objetos compostáveis.