O município de Vila Franca de Xira apresentou recentemente o Sistema de Gestão Inteligente para a Recolha de Resíduos Urbanos. Trata-se de um novo projeto que assenta numa plataforma tecnológica inovadora e em software específico, que permite a georreferenciação, gestão de frota e introdução de sensores de medição da volumetria de resíduos urbanos depositados no território concelhio, refere o município.
Na sessão de apresentação, foram também dadas a conhecer as quatro novas viaturas adquiridas pela Câmara Municipal neste domínio, que vêm aumentar substancialmente a capacidade de recolha (em particular nos centros urbanos) e que introduzem também novas valências nessa mesma recolha, já que duas delas são específicas para os resíduos biodegradáveis.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, sublinhou o “forte investimento da autarquia na área da recolha de resíduos urbanos nos últimos oito anos, consubstanciada na renovação da frota, na instalação de novas ilhas ecológicas e também no reforço de recursos humanos afetos à recolha de resíduos”. De acordo com o autarca, trata-se de “um investimento que tem permitido, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19 no último ano, assegurar sem qualquer rotura a prestação deste serviço municipal essencial para a qualidade de vida das populações e para a saúde pública”, aumentando inclusivamente a capacidade de recolha do município em 4%, mais 2.035 toneladas”.