Vila do Conde promove segunda fase da campanha “Aqui Separamos com o Coração”
Arrancou no passado dia 8 de julho, em Vila do Conde, a segunda fase da campanha “Aqui Separamos com o Coração” com ações de proximidade de sensibilização e entrega de equipamentos aos aderentes ao projeto. O projeto da Lipor e dos oito municípios associados pretende, por um lado “sensibilizar os responsáveis pelos estabelecimentos para a importância da separação correta dos resíduos que produzem e por outro promover e criar condições para que estes o possam fazer da forma mais adequada”, lê-se no comunicado da Lipor.
O setor não residencial, constituído por restaurantes, hotéis, cafés, comércio e serviços é responsável pela produção de cerca de 40% dos resíduos recicláveis produzidos a nível nacional, pelo que é fundamental dar o destino mais adequado a estes resíduos. O público-alvo da campanha é assim o setor não residencial e nesta segunda fase abrangerá mais de 250 estabelecimentos em Vila do Conde. O objetivo principal é “sensibilizar para a separação seletiva de resíduos orgânicos e multimaterial”, diz o comunicado.
Esta campanha insere-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Lipor e seus Municípios associados, no intuito de atingir as metas estabelecidas para o sistema de gestão de resíduos e, consequentemente, aumentar as quantidades de resíduos de embalagem e orgânicos recolhidos e enviados para reciclagem e valorização. Para além dos momentos de terreno, em que é feito um contacto mais direto e personalizado, a campanha foi pensada para ter algumas peças de comunicação, disponibilizadas aos aderentes para que também possam mostrar aos seus clientes as boas práticas assumidas, no que concerne à separação dos resíduos. Existe, ainda, um microsite, no qual se pode fazer o acompanhamento da campanha e das iniciativas desenvolvidas nos vários municípios.