Desde esta quinta-feira, dia 9 de dezembro, todos os pescadores, armadores e visitantes dos Armazéns de Aprestos podem ser elementos ativos e participativos na reciclagem. A Lipor, em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Associação Pró Maior Segurança dos Homens do Mar (APMHM), promoveu uma ação de sensibilização nos Armazéns de Aprestos sobre separação dos resíduos e reciclagem.
O arranque deste projeto contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, do vice-presidente da APMSHM, Manuel Postiga, e do tesoureiro João Leite, e de responsáveis da Lipor e da autarquia vilacondense.
A iniciativa consistiu em dotar cada setor dos Armazéns de Aprestos com equipamentos para a entrega de resíduos de papel e cartão, embalagens de plástico e metal, embalagens de vidro e deposição de lixo, ao mesmo tempo que são distribuídos, por cada armazém, um kit de ecobags (sacos coloridos). A ação contou ainda com momentos de ativação com vista a sensibilizar e informar sobre todos os passos para a correta reciclagem.
Sendo estes Armazéns dedicados à atividade profissional das comunidades piscatórias foi também preparada informação e sensibilização relativa a resíduos não equiparados a urbanos, ou seja, material piscatório como redes ou apetrechos de pesca, enquadrada na Campanha “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, já em curso pela LIPOR, alertando-se para a necessidade de uma mudança de comportamentos e prevenção do Lixo Marinho. “Há Rio e Mar, Há Lixo para Transformar”, é um projeto ao abrigo do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021- Small Grants Scheme #1.