“Vidra-te em mim” quer garantir o correcto encaminhamento dos recicláveis
O objectivo da nova campanha da Algar, “Vidra-te em mim”, é garantir o correcto encaminhamento das embalagens de vidro produzidas durante o período de verão do Algarve. O projeto pretende promover o desvio dos recicláveis provenientes do comércio e serviços da eventual deposição em aterro, aumentar as quantidades de embalagens recicladas recolhidas, melhorar a qualidade desse material e eliminar a má prática (ambiental e social) da sua deposição à volta dos ecopontos existentes na via pública. A acção é exclusivamente direcionada aos estabelecimentos comerciais canal Horeca, nomeadamente bares, cafés e restaurantes e, vai iniciar nos concelhos de Silves e Lagos, devendo alargar-se posteriormente a toda a região.
A Algar recolhe todos os anos cerca de 12 mil toneladas de vidro nos ecopontos do Algarve que encaminha para reciclagem mas, de acordo com a caraterização de resíduos sólidos, 16 mil toneladas destes resíduos de embalagens são colocados incorrectamente nos contentores dos resíduos indiferenciados e têm como destino final o aterro sanitário, não sendo por isso reciclados e valorizados ambientalmente.
Com o objectivo de minimizar aquela má prática e oferecer mais possibilidades para uma maior colaboração da população na reciclagem das embalagens de vidro, serão disponibilizados para o canal Horeca novos ecopontos na via pública, com sistema de baldeamento assistido, disponibilizando-se assim uma maior capacidade de deposição.