A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos – lançou, no Dia Nacional da Energia, um Simulador de Potência a Contratar. O simulador, desenvolvido pela Viatecla, permite aos consumidores estimar o valor da potência a contratar com o seu fornecedor de energia elétrica, mediante o conhecimento do uso simultâneo dos seus equipamentos elétricos (potência elétrica em simultâneo).
Com um design “responsive” (adaptado a todas as dimensões de ecrãs), o novo simulador da ERSE disponibiliza, além da possibilidade de identificação da potência mais racional a contratar por cada cliente, a quantificação do impacto na fatura por mudança da potência para escalões adjacentes.
De fácil utilização, esta nova ferramenta, a partir de hoje ao dispor dos consumidores, vem substituir o anterior simulador existente no website da ERSE. O utilizador pode definir quais os eletrodomésticos que utiliza em simultâneo, sendo-lhe apresentado um valor de potência recomendada.
Da comparação entre a potência atualmente contratada e o valor de potência recomendada, resultará para o utilizador informação de referência sobre o impacto, sobretudo económico, da correção do seu valor de potência contratada.
“Com a crescente liberalização do mercado e consequente diversificação das ofertas comerciais e consciencialização para a eficiência no consumo de energia elétrica, mantém-se a necessidade de disponibilizar aos consumidores uma ferramenta capaz de, por um lado, orientar a sua escolha do valor do escalão de potência contratada que melhor satisfaça as suas necessidades, e, por outro lado, demonstrar a consequência dos hábitos de utilização dos equipamentos elétricos domésticos nesta variável de faturação”, avança Pedro Seabra, CEO da Viatecla.
O novo simulador dará informação sobre a potência recomendada, sendo que a oferta de planos energéticos onde essa potência possa ser selecionada ocorre no âmbito de outro simulador já existente, o “Simulador de Preços de Energia”. “A Viatecla tem um histórico de trabalho com a ERSE, tendo sido a responsável tecnológica pelo desenvolvimento dos simuladores de faturação e de rotulagem no ano de 2011”, conta Pedro Seabra.
“Posteriormente, fomos responsáveis também pela sua migração para a nova infraestrutura da ERSE, em 2016, e pela substituição da tecnologia utilizada como motor de cálculo em 2018, sendo que trabalhámos ainda com a ERSE no desenvolvimento do novo simulador de preços de energia”, revela o responsável.
Para além da experiência de negócio derivada da implementação deste conjunto de simuladores, a Viatecla já detinha um conhecimento técnico da terminologia e tecnológico da própria infraestrutura da ERSE, o que aportou um importante valor acrescentado ao projeto.
No novo simulador da ERSE, foi utilizado um conjunto de peças tecnológicas da Viatecla, onde se destaca o seu gestor de conteúdos e workflow Scriptor Server e o respetivo backoffice, cujo sucesso foi já demonstrado, em diferentes ambientes de simulação, inclusive com a própria ERSE.
O simulador pode ser visto aqui: https://simulador.potencia.erse.pt.