Versão 4 do SIIPA está disponível com novos indicadores de perdas de água
A Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) apresentou a nova versão do Sistema de Informação de Indicadores de Perdas de Água (SIIPA), que disponibiliza agora às entidades gestoras de água.
A quarta versão acrescenta à anterior toda a informação constante no Volume 1 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal (RASARP) de 2022, produzido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR). O RASARP 2022 integra, segundo a ADPA, a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores pelas entidades gestoras dos serviços de águas e resíduos de Portugal continental, relativa a 2021.
De acordo com a associação, em comunicado, o SIIPA permite analisar detalhadamente a evolução dos resultados de cada um dos indicadores disponibilizados, com base num conjunto alargado de critérios. Desta forma, a ferramenta, que inclui os dados de todos os RASARP a partir de 2011, facilita a perceção do cenário real da evolução das perdas a nível nacional.
A APDA considera ainda outras vantagens para a utilização desta ferramenta, entre as quais, a agilização do ‘benchmarking’ entre as entidades gestoras e a viabilização da consulta rápida dos balanços hídricos de cada uma, de grupos de entidades gestoras ou mesmo do conjunto de todas as que reportaram dados à ERSAR.
Com a disponibilização do SIIPA ao setor, comunidade técnica e público em geral, a Comissão Especializada de Sistemas de Distribuição de Água da APDA pretende, segundo a associação, mobilizar todas as entidades gestoras para a necessidade de melhorar a eficiência hídrica dos sistemas de abastecimento de água. Esta proposta faz parte de um objetivo maior da APDA: o de contribuir para a redução das perdas de água em Portugal.