As vendas do grupo Volkswagen recuaram 3,5% em outubro, um número divulgado hoje e que reflete os primeiros efeitos do escândalo da manipulação de emissões poluentes e também a conjuntura difícil em vários mercados.
O grupo, que reúne doze marcas, vendeu 831.300 viaturas no mês passado, 3,5% menos do que em outubro de 2014. A Volkswagen (VW), a marca mais importante em volume, registou um recuo de 5,3% em outubro, ficando em 490 mil.
“A marca VW vive tempos difíceis”, reconheceu em comunicado Jürgen Stackmann, membro da administração da filial. “De um lado enfrentamos os problemas do diesel e do CO2 [emissões poluentes], do outro há a situação tensa nos mercados mundiais”, apontou.
O Brasil e a Rússia são “dois pontos negros” para o grupo devido à crise económica. Na Europa Ocidental, as vendas da VW registaram um recuo de 1,3%, depois de serem retirados vários modelos afetados pelo escândalo dos motores a diesel com um dispositivo para manipular as emissões poluentes. A nível do grupo, o recuo foi de 1,2% nesta região.
Entre janeiro e outubro, o grupo vendeu 8,26 milhões de veículos no mundo, menos 1,7% do que no mesmo período do ano passado.