O município de Albufeira tem já seis veículos elétricos em circulação. Está previsto, até ao final do ano, abrir um novo procedimento destinado à aquisição de outras seis viaturas elétricas que passam a integrar a atual frota municipal.
Os novos veículos, de cinco lugares, bateria de 30 quilowatts-hora e autonomia real de 300 quilómetros, representam um investimento global na ordem dos 166 mil e quinhentos euros. A medida tem por objetivo promover uma mobilidade sustentável e com baixo impacte ambiental.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que a presente aquisição faz parte da Estratégia de Mobilidade do município que tem por objetivo substituir de forma gradual os veículos de combustão interna, mais antigos e poluentes, por veículos elétricos. José Carlos Rolo destaca em comunicado que, “sendo Albufeira um concelho eminentemente turístico, as preocupações ambientais estão na ordem do dia, pelo que é fundamental adotar medidas que contribuam para a utilização eficiente de energia, a redução de emissões poluentes e o ruído resultante da condução automóvel”.
Recorde-se que, em maio do ano passado, o município assinou um protocolo de colaboração institucional com o Instituto do Turismo de Portugal, a MOBI.E,S.A. (entidade gestora da rede de mobilidade elétrica), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC) com vista à promoção da mobilidade elétrica e do turismo sustentável na região. A autarquia comprometeu-se, juntamente com os restantes municípios da região, a implementar uma rede de carregamento de veículos elétricos e a criar mecanismos de diferenciação positiva para os cidadãos e visitantes, nomeadamente através de apoios e isenções temporárias de pagamento no carregamento e no estacionamento.
O abastecimento dos veículos elétricos é feito através de três postes fixos, cada um dos quais com três pontos de carregamento, colocados no edifício dos Paços do Concelho e nas instalações municipais do Páteo e de Vale Pedras. Para além destes postos de carregamento para uso privativo da Câmara Municipal, prevê-se, para breve, a instalação de mais dois postes públicos, propriedade do município, ligados à rede Mobi-e, destinados a todos os proprietários de veículos elétricos com cartão Mobi-e. Estes postes irão ser instalados na Rua do Município, junto ao parque de estacionamento, e na Rua Manuel Bentes Júnior, junto ao parque de estacionamento P1.
No âmbito do protocolo institucional com o Turismo de Portugal, a AMAL, a Mobie e a ARAC, irão ser instalados mais dois postos de carregamento. Numa primeira fase será instalado um posto na Alameda da Orada, junto à Marina de Albufeira, e posteriormente, em data ainda a definir, um outro na Rua Manuel Teixeira Gomes, na Corcovada. Em ambas as situações, cada posto terá dois pontos de carregamento semirrápido a 22 killowatt, para dois veículos em simultâneo, com estacionamento grátis.
Os veículos têm um custo de energia reduzido, em média tensão, e um sistema que permite fazer a sua gestão através de uma aplicação de smartphone, que faz o controlo da energia, da localização por GPS e do ambiente. Para além destas vantagens, a medida permite também melhorar a eficiência da frota municipal, uma vez que os motores elétricos possuem o triplo da eficiência dos motores dos tradicionais veículos de combustão, prevendo-se uma poupança anual, que poderá ascender a uma média de 616 euros por veículo.
José Carlos Rolo sublinha que “a aquisição de viaturas elétricas pelo município vai ao encontro da Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica, que pretende potenciar a procura e utilização destes veículos por parte de cidadãos, empresas e Administração Pública, bem como da Estratégia para o Turismo em Portugal – Estratégia Turismo 2027, que, numa visão de longo prazo, pretende posicionar Portugal como um dos países mais competitivos e sustentáveis do mundo”.