Mais de 300 escolas aceitaram o desafio da Valorsul e participaram nos concursos “Separa e Ganha no Azul e no Amarelo”. O objetivo era mudar os hábitos de reciclagem na escola e em toda a comunidade onde estão inseridas. “Todas as expectativas foram superadas e foram enviadas para reciclagem 500 toneladas de plástico&metal e 475 toneladas de papel&cartão”, anuncia a Valorsul em comunicado. O empenho dos mais de 76 mil alunos participantes traduziu-se na reciclagem de papel&cartão. Este ano, o concurso salvou a vida a sete mil árvores. Uma parte do plástico recolhido permitirá, por exemplo, produzir setenta mil novos pares de ténis.
Pelo excelente desempenho, 321 escolas foram merecidamente premiadas, no total em mais de 60 mil euros. Estes concursos integram a oferta de educação ambiental da Valorsul, o Programa Ecovalor, que inclui ainda visitas, materiais informativos sobre a reciclagem e ações de sensibilização sobre o ciclo dos resíduos, que chegaram a mais de duas mil turmas. Foi também possível, durante o ano letivo, dotar as escolas com bolsas pedagógicas para a separação de recicláveis, na ordem das trinta mil unidades para cada material: Azul e Amarelo.
INSTITUIÇÕES REPETEM SUCESSO
O envolvimento das instituições no Ecovalor aconteceu pela segunda vez e trouxe resultados muito positivos. Segundo a Valorsul, o contributo das 24 instituições participantes (Centros de Dia, Universidades Seniores, Associações de Apoio à Comunidade, Escuteiros) foi “superior a dezoito toneladas ao separarem as suas embalagens de plástico&metal e ultrapassou as 42 toneladas na separação de papel&cartão”. As instituições receberam prémios de participação no valor global de 2.200,00€.
PROGRAMA ECOVALOR
Conta já com dezoito anos dedicados a promover a adoção de comportamentos sustentáveis na comunidade escolar, em parceria com os 19 municípios. O Ecovalor começou com quarenta escolas, vinte mil alunos e 57, 8 toneladas no arranque dos concursos. No ano letivo de 2018/19, os resultados excederam tudo o que foi alcançado até aqui, separando oitocentas toneladas de material reciclável, mais 47% que na edição anterior.
A Valorsul vai manter, como até aqui, a sua aposta na educação ambiental, orientada para o cumprimento das metas da reciclagem, e que ao mesmo tempo promove a redução do lixo e diminuição da utilização dos recursos naturais.
A mecânica do Programa Ecovalor permite estabelecer uma relação direta entre as ações de educação ambiental e as quantidades de materiais encaminhadas para reciclar. A par da Valorsul, o modelo do Ecovalor foi exportado para o universo EGF já durante o ano letivo de 2018/19, abrangendo os 174 municípios servidos pelas 11 Concessionárias EGF