A Valorsul foi distinguida com o prémio “INOVADORA COTEC 2024”, pelo seu compromisso contínuo com a
inovação e a sustentabilidade no setor dos resíduos sólidos. Fruto de uma parceria com o setor financeiro, o estatuto INOVADORA COTEC reconhece anualmente empresas que aliam elevados padrões de estabilidade financeira, eficiência operacional com potencial de inovação tecnológica de modo a gerar crescimento robusto, rentável e recorrente.
Este prémio reflete, assim, o compromisso da Valorsul em transformar a gestão de resíduos sólidos urbanos através de soluções tecnológicas avançadas e práticas que promovem a circularidade dos materiais.
“Estamos muito honrados por receber a distinção INOVADORA COTEC 2024. Este reconhecimento é um testemunho do trabalho árduo e da dedicação da empresa em desenvolver soluções inovadoras que não só melhoram a eficiência da gestão de resíduos, mas também contribuem significativamente para a sustentabilidade ambiental,” disse Marta Neves, Presidente da Comissão Executiva da Valorsul.
Nos últimos anos, a Valorsul implementou várias iniciativas inovadoras, entre elas a sensorização do seu parque de contentores, aliada ao desenvolvimento de um sistema automatizado de rotas dinâmicas para a gestão do seu serviço de recolha seletiva, a digitalização das operações de chão de fábrica da incineradora com recurso a realidade aumentada, a implementação do primeiro robot de triagem com IA em Portugal e o teste piloto de uma tecnologia inovadora para separação de contaminantes dos biorresíduos com elevados ganhos de eficiência.
Estas iniciativas, fruto de um grande foco interno na inovação e na cooperação com parceiros do Sistema Científico e Tecnológico do setor dos resíduos, não só melhoram a eficiência operacional, como também introduzem práticas ambientalmente mais sustentáveis e aumentam a capacidade de reciclagem e reaproveitamento de materiais.