No âmbito do Dia Internacional da Reciclagem, assinalado a 17 de maio, a Valorsul realizou mais uma sessão de formação em compostagem doméstica, na sede da empresa, em Loures. Esta iniciativa, segundo a Valorsul, contou com a presença de “mais de cinquenta pessoas. Após a ação receberam um compostor e um “Guia Prático de Compostagem”, lê-se em comunicado.
Esta formação fez parte do programa de compostagem doméstica, “Compostar, outra forma de reciclar”, que decorreu entre setembro e novembro de 2018, e que contou com cerca de 2400 participantes. Neste âmbito, foram realizadas cem ações de formação em que a Valorsul ofereceu um compostor por agregado familiar. A implementação deste projeto aconteceu em estreita parceria com os Municípios e Juntas de Freguesia e permitiu sensibilizar a população para a prática da compostagem, indo ao encontro dos objetivos da prevenção de resíduos, promovendo a diminuição da quantidade de matéria orgânica que é encaminhada para aterro.
Dia Internacional da Reciclagem
De acordo com a Valorsul, esta é uma iniciativa que contribui para uma outra forma de reciclagem: a “compostagem doméstica é uma reciclagem 100% natural de matéria orgânica que todos podemos fazer se tivermos quintal, horta ou jardim”. Os vegetais, as folhas do jardim e as plantas secas ganham uma “vida nova” e transformam-se em composto para fertilizar a terra.
As ações de formação e os materiais de comunicação do programa “Compostar, outra forma de reciclar” beneficiaram do apoio do PO SEUR.