A Valorsul dá forma aos seus valores de inovação e eficiência, em parceria com a consultora Innovation by Kaizen, ao lançar um programa de inovação aberta que conecta a Valorsul à academia, startups e empresas do setor. O objetivo é promover um acelerador de projetos e tecnologias de última geração para transformar o negócio da Valorsul e impulsionar o setor de Gestão de Resíduos em Portugal.
Nesta primeira edição, a Valorsul pretende investir 150 mil euros nas soluções mais inovadoras que se encaixem num dos seguintes desafios: “Novas soluções digitais e de IA na gestão de resíduos”; “Triagem de embalagens de nova geração”; “Maximizar o potencial das escórias de incineração”.
Este projeto acelerador da Valorsul compreende um calendário de inovação de três meses. As candidaturas arrancaram ontem, dia 19 de junho, e estendem-se até dia 15 de agosto. A fase de seleção terá lugar até 13 de setembro, dia em que serão divulgados os projetos que passarão à fase de pitch, que decorrerá nos dias 25 e/ou 26 de setembro.
Assim, os vencedores terão a oportunidade de co-desenvolver projetos-piloto e testar as suas soluções nas operações industriais da Valorsul, obtendo validação e acesso a valiosos conhecimentos empresariais e de sustentabilidade. Além da oportunidade de desenvolver as suas soluções em teste piloto com financiamento da Valorsul, os vencedores receberão ainda um prémio de três mil euros.