Está em marcha na Valorsul um forte investimento com o objetivo de melhorar o serviço público de gestão de resíduos prestado pela empresa aos municípios e aos cidadãos. O plano de investimentos da empresa ascende a 55 milhões de euros até 2021 para “compensar a última meia década de contenção”, avança a empresa em comunicado.
O plano já está a ser executado e inclui 8100 contentores para reciclagem e 1500 novos locais de recolha seletiva. Além da remodelação dos dois centros de triagem, para renovar e reforçar a recolha de recicláveis foram introduzidas 28 viaturas. Está também prevista uma nova unidade para compostagem de resíduos verdes e a instalação de painéis solares em cinco unidades da empresa.
“A mobilização dos cidadãos é imprescindível para que estes investimentos resultem num expressivo aumento da reciclagem”, garante a Valorsul no mesmo comunicado. Por isso, a empresa irá investir na comunicação em escolas, comércio, eventos e famílias nos próximos meses.
Estão também a ser testadas formas inovadoras de incentivar e premiar os comportamentos de separação e reciclagem. A aplicação mobile Recycle BinGo – que alcançou num mês cinco mil utilizadores – é o primeiro exemplo. O jogo atribui prémios a quem visita regularmente o seu ecoponto.
Para executar alguns destes projetos a Valorsul conta com o apoio do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e do Fundo Ambiental – ENEA.