A meta de recolha estabelecida para a Valorpneu no âmbito da sua licença de atividade foi largamente superada, com a recolha de pneus usados acima das suas responsabilidades, sendo os pneus recolhidos valorizados na sua totalidade. Este facto reforça o contributo da Valorpneu para a preservação e proteção ambiental, evitando, assim, os riscos que causaria se ficassem à margem do SGPU.
Para além desta, outros objetivos foram ultrapassados pela entidade gestora muito para além do estrito cumprimento das metas estabelecidas a nível nacional. Em 2022 foram colocadas no mercado nacional 95.464 toneladas de pneus e geradas 75.276 toneladas de pneus usados, sendo que 86.374 toneladas foram recolhidas e tratadas no âmbito do SGPU. A colocação de pneus no mercado apresentou um aumento face ao ano anterior, em cerca de 2%, refletindo a recuperação sobretudo do mercado de substituição de pneus.
Relativamente aos vários destinos dos pneus usados, a reciclagem foi a operação mais representativa, absorvendo 60.734 toneladas de pneus usados e enviadas para valorização energética 23.478 toneladas que foram utilizadas como combustível. Este reforço das quantidades de pneus usados encaminhados para reciclagem em 2022 deveu-se ao aumento, no ano anterior, da capacidade dos recicladores nacionais. Os materiais reciclados foram reintroduzidos na economia, voltando a constituírem-se como fontes de valor. O granulado e pó de borracha provenientes da indústria da reciclagem de pneus foi maioritariamente aplicado em pavimentos diversos e no enchimento dos relvados sintéticos, sendo cerca de 49% exportado.
No que diz respeito à preparação para reutilização, foram recauchutadas 1.494 toneladas e reutilizadas 666 toneladas de pneus usados no âmbito do SGPU. Nos recauchutadores nacionais foram ainda recauchutados pneus usados, correspondendo a 2.970 toneladas com origem no estrangeiro e 6.427 toneladas sobre pneus que não se constituíam resíduo, prolongando a vida útil do produto e economizando recursos naturais.
Para o bom funcionamento do sistema e para garantir que todas as obrigações estavam a ser cumpridas, a Valorpneu manteve a realização de auditorias de acompanhamento e de auditorias externas aos vários operadores do sistema, efetuadas por entidade independente à própria sociedade. A entidade gestora procurou também assegurar os mecanismos para facilitar o cumprimento das obrigações e a adesão de novos produtores, registando 2.060 aderentes no final do ano passado.
No ano em que celebrou o seu 20º aniversário, a Valorpneu potenciou o desenvolvimento de ações de sensibilização, comunicação e educação, de projetos e estudos de investigação e desenvolvimento e de iniciativas no âmbito da prevenção de pneus usados.
Este artigo foi incluído na edição 99 da Ambiente Magazine