A Valorpneu lançou este ano mais uma distinção com vista a promover a sua atividade e potenciar a recauchutagem junto dos transportadores aderentes ao Sistema de Gestão Integrado de Pneus Usados (SGPU).
Depois do webinar “A Recauchutagem-Que Futuro”, promovido em conjunto com a Associação Nacional dos Industriais de Recauchutagem de Pneus (ANIRP), em setembro de 2021, onde foi analisado este setor nos últimos anos e discutido as suas oportunidades futuras, a Valorpneu desafiou os operadores de transporte pertencentes à rede a ajudarem a fazer mais e melhor por esta atividade.
Segundo Paulo Silva, responsável pelo departamento Logística Rede Transportes e Valorização, “esta distinção tem como objetivo motivar os transportadores e dar a conhecer a excelência dos produtos recauchutados. A recauchutagem é uma atividade com mais de 70 anos de existência no nosso país e que está ainda bastante desaproveitada. É preciso dar a conhecê-la, alertar para as suas vantagens económicas e ambientais e inseri-la no âmbito da tão desejada economia circular”.
Segundo uma nota divulgada pela Valorpneu, os resultados deste desafio já são conhecidos: A Palmiresíduos ficou em primeiro lugar na “Distinção do Desempenho do Transportador’21”, seguindo-se a Transportes J. Amaral e a Transportes Bizarro Duarte. Com este reconhecimento os vencedores vão receber jogos de pneus recauchutados, no valor de 5 mil euros, 3 mil euros e 2 mil euris, consecutivamente, de um recauchutador nacional da sua escolha, para utilizarem nas suas frotas.
Para recolherem os pneus no recauchutador escolhido, os vencedores receberam um ‘voucher’ para utilizar até ao dia 31 de dezembro do ano em curso, assim como um formulário que vai permitir a cada uma das empresas monitorizar o desempenho e a qualidade dos pneus recauchutados que receberam.
Este reconhecimento, que distingue os três operadores que mais se destacaram, é feito com base em indicadores de desempenho semestrais. Desta forma, e com a partilha da experiência dos Transportadores distinguidos na utilização destes pneus, outros operadores irão perfilar-se para não perder uma oportunidade semelhante.
Em 2022 outras iniciativas neste âmbito se irão seguir. “Sensibilizar a população para a sustentabilidade e a importância de uma economia circular, com reintegração de recursos na economia, é uma das missões da Valorpneu. Porque Existe Amanhã!”, lê-se no mesmo comunicado.