A Valorpneu lançou um concurso para abertura de novos Centros da Rede de Recolha nos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa.
Com uma cobertura em todo o território nacional e regiões autónomas, a entidade gestora de pneus usados em Portugal tem como objetivo com esta iniciativa a manutenção da prestação de um serviço eficaz e de qualidade da rede do Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU).
Segundo Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu, “torna-se necessário manter uma dinâmica de gestão que integre novos Centros de Recolha pelo país, locais onde os detentores de pneus usados (oficinas, retalhistas de pneus e outras entidades) possam depositar os pneus que retomam dos seus clientes”.
O concurso encontra-se publicitado no site na Valorpneu, com o anúncio e o programa do concurso e os anexos a este programa que incluem as normas e critérios de seleção, o manual de normas e procedimentos de centros da rede de recolha e as minutas dos contratos. A receção de candidaturas termina no dia 1 de março de 2024.
Após serem entregues as candidaturas e realizadas as respetivas vistorias, segue-se um período de avaliação, seleção e, finalmente, publicação dos resultados do concurso.
Atualmente, a rede de recolha da Valorpneu é constituída por 39 Centros da Rede de Recolha no continente, oito nos Açores e um na Madeira.