Valorpneu: Aplicação do granulado de borracha nos últimos 20 anos

A reciclagem de pneus usados tem como produtos finais o pó e o granulado de borracha, o aço e o têxtil. O granulado de borracha tem muitas aplicações, das quais se destacam os relvados sintéticos, os pavimentos diversos, as indústrias de isolamentos e da borracha, as misturas betuminosas com borracha, entre outras. O aço é vendido a empresas que reciclam metais e o têxtil é passível de valorização energética (substituindo as fontes energéticas tradicionais, tal como o pet coke ou o carvão, com alta performance e com total respeito pelas especificações ambientais).

A nível da aplicação do granulado de borracha derivado do processo de reciclagem, ao longo destes 20 anos, os relvados sintéticos (41.7%) têm sido o destino prioritário, seguido de pavimentos diversos (41%), indústria da borracha (5.5%), indústria de isolamentos (5.3%), misturas betuminosas com borracha (MBB) utilizadas nas vias rodoviárias e aeroportuárias (2.6%), pisos de hipismo (0.9%) e outros (2.9%).

Estes dados revelam atualmente uma forte dependência do mercado dos relvados sintéticos e dos pavimentos diversos. Os pisos de hipismo e as MBB são os menos utilizados nestes últimos anos, apesar das MBB continuarem a ser uma das aplicações com maior potencial no futuro. A indústria da borracha também se está a revelar como uma das aplicações com um potencial de desenvolvimento muito promissor nos próximos anos.

Dados referentes ao período: 2003-2021

[blockquote style=”1″]Evolução das aplicações do granulado de borracha em 2021 em Portugal e o seu destino geográfico[/blockquote]

Em 2021, foram aplicadas 37.015 toneladas de pó e granulado de borracha, continuando a ser o produto final mais representativo em termos dos pneus transformados, com 65,8% de representatividade, enquanto o aço e o têxtil representaram 17,8% e 16,3%, respetivamente.

 

Em 2021, os recicladores da Valorpneu reportaram que 45,6% do granulado de pneus reciclados foram aplicados em pavimentos diversos, seguido de 34,2% em relvados sintéticos.

 

Na análise ao destino geográfico do granulado de pneus reciclados, verificou-se que Portugal foi o destino mais comum em relação à utilização deste produto, com uma representatividade de 51,1%. Foi reportado à Valorpneu um aumento 5,0 p.p para outros destinos fora da Europa também.

[blockquote style=”1″]Aposta na Inovação e Investigação- Futuro?[/blockquote]

Este tipo de produto devido à sua vasta diversidade de utilizações propícia a necessidade de explorar novas técnicas que permitam a criação ou melhoria dos produtos resultantes do granulado, contudo é necessário adaptar e criar especificações e normas técnicas para estes materiais e aplicações. Estas aplicações permitem garantir a sustentabilidade do fluxo dos pneus usados em Portugal e no estrangeiro e promovem a nova vida dos pneus e a economia circular.

[blockquote style=”1″]Programa Nextlap Accelerator[/blockquote]

A Valorpneu este ano irá apoiar novamente o programa Nextlap Accelerator em colaboração com a recicladora multinacional Genan e com o apoio da consultora Beta-i.  Os candidatos ao projeto apresentarão ideias/produtos que já estarão em fase inicial e que expressem novas formas de reutilização, novas aplicações dos pneus em fim de vida assim como novas formas de aproveitamento do granulado de borracha, fibras têxteis e aço. Esta edição tem como objetivo a aceleração das ideias através do desenvolvimento de soluções em fases iniciais para negócios escaláveis, através de formação, mentoria e acesso a empresas e especialistas da indústria. Pode inscrever a sua ideia no site NextLap Accelerator – 2022 edition (nextlap-program.com).

Este artigo foi publicado na edição 93 da Ambiente Magazine