O Município de Valongo é o vencedor do European Mobility Week Award 2021 / Prémio da Semana Europeia da Mobilidade 2021. O prémio reconhece as excelentes ações desenvolvidas pelos municípios e como estes promoveram, com sucesso, a mobilidade urbana sustentável durante a Semana Europeia da Mobilidade, que se realizou de 16 a 22 de setembro, tendo como tema central “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.
Numa nota, divulgada à imprensa, o Município refere que a “ampla variedade de medidas e atividades permanentes e a abordagem multimodal, inclusive a criação de áreas atraentes para pedestres e a melhoria ou implementação de rampas para cadeiras de rodas novas em todas as freguesias do concelho” foram alguns dos aspetos tidos em consideração pelo júri para a seleção de Valongo, na categoria dos municípios com menos de 100 mil habitantes.
“É um enorme orgulho vencer mais um prémio atribuído pela Comissão Europeia, com o objetivo de incentivar e promover ações em prol da mobilidade e do ambiente. Vimos o esforço de Valongo ser reconhecido com esta distinção, no meio de 3184 candidaturas, das quais 86 portuguesas. Juntamente com o European Green Leaf Award este prémio motivamo-nos para continuar a trabalhar mais e melhor”, decalara o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na cerimónia de atribuição dos prémios, que se realizou esta segunda-feira, 28 de março, em Bruxelas.
O que também contribuiu para Valongo sair o vencedor foram as “soluções de mobilidade urbana sustentável”, resultantes da implementação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) e do Plano Municipal de Acessibilidade para todos (PMAT), lê-se numa nota divulgada pelo município.
“Mais do que uma recompensa pelos vários anos de trabalho que temos desenvolvido para melhorar a mobilidade e o ambiente, este reconhecimento mostra-nos que vale a pena continuar a apostar em iniciativas de consciencialização, não só em ações de mobilidade sustentável de forma leve e divertida, mas também em medidas permanentes para incentivar uma mudança de consciência e de comportamento dos cidadãos”, afirma o autarca.
O município de Valongo tem apostado em ações permanentes, designadamente o aumento e criação de áreas pedonais, o alargamento de passeios, a criação de rampas para cadeiras de rodas, a melhoria da sinalização sonora e luminosa nos semáforos, a melhoria de condições de paragem nas linhas “Bus”, a criação de infraestruturas para estacionamento de bicicletas, a criação de ciclovias e da rede de Ciclismo urbano, a criação de uma via que pretende ligar da nascente até à foz um rio com grande importância ao nível da área Metropolitana do Porto e que atravessa quatro municípios – o rio Leça, a troca da frota de veículos do município por veículos elétricos, entre outras.
Foram também criadas ações de sensibilização ao longo do ano, que decorrem por todo o concelho através de atividades como teatro de rua, o “Eco Cops Team”, ações direcionadas para o público juvenil com recurso a jogos interativos, corridas e caminhadas com o foco na mobilidade e sustentabilidade, conferências sobre mobilidade, ações comemorativas do “Dia Europeu sem Carros”, a implementação do “dia com comboio”.
Para além destas iniciativas, Valongo enquanto vencedor do prémio europeu Green Leaf, tem em agenda diversas iniciativas para incrementar a mobilidade urbana sustentável, visando salientar os benefícios para o ambiente, e para a saúde e qualidade de vida do cidadão.
No futuro, o município garante que será para dar continuidade à concretização deste ambicioso plano, nas suas múltiplas vertentes e, em simultâneo, proceder a uma atualização do próprio PMUS. A temática da mobilidade sustentável tem tido uma evolução exponencial, e importa conciliar as intenções do município com a evolução técnica e tecnológica, para dar resposta às aspirações dos cidadãos sem descurar os compromissos de descarbonização assumidos por este executivo, remata a nota.