A Câmara Municipal de Valongo numa iniciativa conjunta com a Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, está a promover um projeto piloto de recolha seletiva gratuita de resíduos orgânicos no município.
No seguimento do sucesso do projeto piloto de recolha seletiva de resíduos de Papel/Cartão, Embalagens e Vidro em duas zonas de Valongo e Alfena, que conta com mais de 2000 residentes abrangidos e 135 toneladas de resíduos recolhidos até ao final de 2017, o autarquia em estreita ligação com a Lipor quer levar mais longe a participação e o empenho dos Valonguenses, alargando o projeto aos Resíduos Orgânicos.
Este projeto agora iniciado com a distribuição de contentores para os resíduos orgânicos em Valongo conta com uma equipa constituída por elementos da Câmara Municipal de Valongo, da Lipor e da RedeAmbiente. Além da entrega dos contentores, a presença desta equipa permite também aos cidadãos esclarecerem as suas dúvidas e colocarem questões sobre o funcionamento do projeto.
Com este projeto “pretende-se aumentar a quantidade de resíduos verdes recolhidos pelo Município de Valongo e que são encaminhados para valorização orgânica, reduzindo o potencial de recicláveis presentes na fração indiferenciada dos resíduos urbanos. Além disso, contribui para a produção de um adubo natural de alta qualidade – o Nutrimais”, refere a Lipor em comunicado.