Vaivém Oceanário lança âncora em Lagos a 19 de junho

O Vaivém Oceanário chega a Lagos, já no próximo dia 19 de junho. Até dia 23 de junho, o projeto de educação ambiental itinerante do Oceanário de Lisboa vai estar na Fortaleza Ponta da Bandeira, e convida todos a embarcar na descoberta do maior ecossistema do planeta, o Oceano.

Através de atividades gratuitas, de cariz lúdico e pedagógico, preparadas para escolas, professores, grupos séniores e para o público em geral, os participantes terão a oportunidade de explorar a diversidade do oceano, compreender qual o impacto que as ações humanas têm nos ecossistemas marinhos e como podemos alterar os nossos comportamentos, através de sugestões práticas, para garantir um futuro mais sustentável do oceano.

De 19 a 22 de junho, os alunos, do pré-escolar ao secundário, vão conhecer as mais de 238 mil espécies marinhas e desvendar os segredos do local mais inexplorado do planeta. Nesta viagem de ida e volta, todos vão aprender que o oceano precisa de nós e como contribuir para combater uma das maiores ameaças que o oceano enfrenta: o plástico.

Os professores e educadores, poderão participar numa sessão exclusiva de formação, no dia 20 de junho, onde serão sensibilizados para a problemática do plástico no oceano e onde serão fornecidas ferramentas pedagógicas para usar no contexto de sala de aula.

No dia 23 de junho, o público em geral está convidado a “juntar-se ao movimento” e a compreender como pode contribuir para a conservação do oceano, através da alteração dos seus comportamentos. Reconhecendo o plástico como uma das maiores ameaças ao oceano, todos vão aprender como podem agir ativamente, através de conselhos práticos para redesenharem a sua relação com o plástico no dia a dia.

O Vaivém Oceanário viaja por Portugal desde 2005 e já visitou mais de 205 municípios de todos os distritos do país, incluindo regiões autónomas, levando a missão do Oceanário de Lisboa a mais de 246 mil participantes. A próxima paragem é em Alcobaça, dias 25 de junho a 1 de julho. Para conhecer a rota clica em: https://www.oceanario.pt/educacao/vaivem-oceanario/.