A UPS anunciou a encomenda de 125 novos camiões elétricos à norte-americana Tesla. Os camiões irão juntar-se à extensa frota de veículos alternativos e de tecnologia avançada da UPS, composta por camiões e tractores impulsionados por eletricidade, gás natural, gás propano e outros combustíveis não tradicionais.
“Há mais de um século que a UPS lidera a indústria no teste e implementação de novas tecnologias para operações de frota mais eficientes. Estamos ansiosos por expandir o nosso compromisso de frota de excelência com a Tesla”, adianta Juan Perez, responsável de Informação e Engenharia. “Estes camiões elétricos estão preparados para inaugurar uma nova era em segurança melhorada, impacto ambiental reduzido e custo de propriedade reduzido”, acrescenta o responsável.
O semi-trator elétrico da Tesla atinge um alcance de até 800 quilómetros numa só carga. A Tesla prevê iniciar a produção dos veículos em 2019 e a UPS estará entre as primeiras empresas a colocar os veículos em uso.
A encomenda dos veículos da Tesla pela UPS “complementa e propõe um avanço ao compromisso geral da empresa de reduzir as suas emissões absolutas de gases com efeito de estufa das operações terrestres globais em 12% até 2025, uma meta desenvolvida com recurso a uma metodologia aprovada pela iniciativa Science Based Targets”, explica a empresa em comunicado.
A UPS estabeleceu a meta de, até 2025, 25% da eletricidade que consome partir de fontes de energia renováveis. Adicionalmente, até 2020, a UPS prevê que um em cada quatro novos veículos comprados anualmente seja um veículo de combustível alternativo ou de tecnologia avançada, acima dos 16% de 2016. A empresa também estabeleceu um novo objetivo em como até 2025, 40% de todo o combustível terrestre será de fontes alternativas à gasolina e ao diesel convencional, um aumento sobre os 19,6% em 2016.