No âmbito da comemoração dos 30 anos do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, está a ser organizado um Ciclo de Seminários. O próximo seminário deste ciclo, intitulado “Desafios pós – Covid no processamento de alimentos e cadeias de valor” vai decorrer online, no dia 15 de julho às 17h, e terá como orador Marco Dalla Rosa, professor na Universidade italiana de Bolonha, com moderação de Cristina Luísa Silva, investigadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia.
A emergência pandémica surgiu numa fase de preocupação crescente relacionada com a sustentabilidade do planeta, especialmente em relação à procura crescente de alimentos. O confinamento mudou a atitude e as preferências de alguns consumidores, e por essa razão, foi necessário a indústria alimentar a nível mundial fazer um grande esforço para enfrentar as mudanças que se fizeram sentir. Por outro lado, vários setores da indústria alimentar tiveram uma grande redução no volume de negócios (como por exemplo, o caso do catering e dos restaurantes), levando muitos deles à alternativa do “take away”.
Segundo uma nota divulgada pela Universidade Católica, o seminário irá abordar, sobretudo, a mudança por parte dos consumidores e, consequentemente, no mercado da indústria alimentar, assim como irá abordar a análise das alternativas para reduzir os impactos relacionados com a energia e o recurso a fontes naturais através de novas tecnologias na área alimentar.
Marco Dalla Rosa, professor na Universidade italiana de Bolonha, irá também falar sobre o uso de tecnologias não térmicas, como tratamentos com plasma frio para a higienização dos próprios alimentos e também dos materiais em contato com alimentos, considerando a eficácia contra contaminações por SARS-COV2.
O seminário “Desafios pós – Covid no processamento de alimentos e cadeias de valor”, organizado pelo Centro de Investigação CBQF, vai decorrer online, no dia 15 de julho às 17h, e terá como orador Marco Dalla Rosa, professor na Universidade italiana de Bolonha, com moderação de Cristina Luísa Silva, investigadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia.
As inscrições podem ser feitas através de formulário online.