União Europeia vai apoiar com 122 milhões de euros projetos para descarbonizar a economia
Pela primeira vez, desde a criação do Fundo de Inovação, a União Europeia (UE) vai investir 118 milhões de euros em 32 projetos inovadores de pequena escala de 14 Estados-membros, na Islândia e na Noruega. Um desses projetos será desenvolvido em Portugal, na área da pasta de papel (pela Navigator Pulp Setúbal, SA), segundo o boletim informativo partilhado pela Comissão Europeia.
Este financiamento vai permitir apoiar projetos destinados a introduzir tecnologias hipocarbónicas em setores com a utilização intensiva de energia e nos setores do hidrogénio, do armazenamento de energia e das energias renováveis.
Para além destes apoios, também 15 projetos de 10 Estados-membros da UE e na Noruega vão beneficiar de um apoio ao desenvolvimento de projetos no valor máximo de 4,4 milhões de euros, cujo objetivo é contribuir para o seu desenvolvimento. Um desses projetos – no domínio da energia solar – é português (BHyPER Community, coordenado pela Hyperion Energy Investments SGPS SA).
“Graças a este investimento, a UE está a dar um apoio concreto a projetos de tecnologias limpas em toda a Europa, a fim de intensificar o recurso a soluções tecnológicas que possam ajudar a alcançar a neutralidade climática até 2050. O aumento do Fundo de Inovação proposto no pacote “Objetivo 55” permitirá à UE, no futuro, apoiar ainda mais projetos, acelerar o seu desenvolvimento e colocá-los no mercado o mais rapidamente possível”, declara o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans.