União Europeia reforça prontidão de combate para época de incêndios florestais
À medida que a próxima época de incêndios florestais se avizinha da Europa, a União Europeia (UE) tem tomado medidas importantes para reforçar a capacidade de combate aos incêndios e de proteção às comunidades.
Por ocasião do 5º aniversário do rescEU, em 2024, a UE mobilizou 556 bombeiros de 12 países, que estarão estrategicamente pré-posicionados neste verão em localizações-chave na Europa— em Portugal, em França, na Grécia, e em Espanha — para ajudar as corporações locais de bombeiros na eventualidade de incêndios florestais. Esta medida proativa reforça a prontidão da Europa para combater os incêndios florestais e atenuar o impacto devastador destes em termos de vidas, habitações e ambiente, mostrando a solidez da solidariedade da UE na resposta a essas crises.
A Comissão afetou 600 milhões de euros de fundos da UE para facilitar a aquisição futura de 12 novos aviões de combate a incêndios, que serão distribuídos por seis Estados-Membros da UE. A UE financiará igualmente a aquisição de 9 helicópteros para reforçar a sua frota aérea de combate a incêndios.
Para o verão de 2024, as capacidades aéreas do rescEU e da Reserva Europeia de Proteção Civil são de 28 aviões (dos quais, dois aviões ligeiros de Portugal) e 4 helicópteros estacionados em 10 Estados-Membros. Estas capacidades estarão disponíveis este ano para apoiar os bombeiros em todo o continente.