A União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo já apoiou 30 fregueses na submissão de candidatura ao Vale Eficiência II do Fundo Ambiental, ficando estes automaticamente elegíveis ao apoio a conceder. Estes 30 fregueses pertencem às freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, mas, a Junta de Freguesia, também tem dado resposta a solicitações de residentes de outras freguesias de Matosinhos.
Semelhante ao Programa de Apoio Edifícios Mais Sustentáveis, o programa Vale Eficiência pretende mitigar a pobreza energética nas habitações de famílias economicamente vulneráveis. Os candidatos elegíveis recebem vales para aquisição de serviços, materiais ou equipamentos que permitam melhorar o desempenho energético das suas casas. Este programa distingue-se por não exigir que os consumidores paguem primeiro pelas intervenções e sejam reembolsados depois. O valor das obras é assegurado através dos vales atribuídos. O programa permitirá atribuir vales de valor unitário de 1.300 euros, num máximo de três vales por beneficiário, ou seja, financiando um máximo de 3.900 euros em intervenções que ajudem as famílias a diminuir o consumo energético em casa.
Com as novidades introduzidas pelo Fundo Ambiental nesta segunda fase do programa Vale Eficiência, é criada a figura do “facilitador administrativo”, um técnico especializado da Junta de Freguesia, que apoia os potenciais beneficiários não só no esclarecimento de dúvidas, mas também na formalização da candidatura ao Vale Eficiência. Estes facilitadores fazem a recolha de todos os documentos necessários para a apresentação da candidatura e submetem a candidatura na plataforma.