No âmbito do projeto “O Clima é connosco” promovido pela Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), realizou-se um concurso dedicado a infografias relacionadas com as alterações climáticas em Portugal. O vencedor deste concurso de 2016 foi a infografia “Uma Questão de Tempo”.
Dedicado a alunos que frequentam escolas profissionais públicas ou privadas nas áreas da Comunicação, Design, Marketing, Publicidade e Artes Visuais, este concurso pretendeu sensibilizar e apelar à participação e à responsabilização do público em geral e das comunidades escolares em particular, para temáticas como a sustentabilidade face às alterações climáticas.
Com a participação de um público-alvo predominantemente de estudantes de escolas profissionais e do ensino superior, foi atribuído o 1º prémio a Maria Reis, da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, de Lisboa e 3 menções honrosas, atribuídas em 1º lugar a “Isto não é um hambúrguer” da autoria de Susana Maia, Mariana Silva e Miguel Rodrigues da Escola Superior Media, Artes e Design, da Maia e em 2º lugar, em ex-equo, a infografia “Causas das Alterações Climáticas em Portugal” da autoria de Rafael Sousa e a infografia “Alterações Climáticas em Portugal – Salva Portugal” da autoria de Tiago Lima, ambos da Escola Profissional Bento de Jesus Caraça.
Em comunicado, a ASPEA sublinha que a infografia vencedora “aborda, de forma criativa e apelativa, a necessidade de urgência para com o tema das alterações climáticas e demonstra que a mudança de atitude é a solução e que esta está realmente ao nosso alcance”.
O Plano de Comunicação «o clima é connosco» apresentou também um conjunto de ações de comunicação e de sensibilização ambiental para a ação climática destinadas à população em geral, com maior enfoque nas comunidades educativas, valorizando o papel das parcerias em todo o processo.
Com este projeto “pretendeu-se situar as alterações climáticas como um problema social e pessoalmente relevante, no que todos e todas temos responsabilidade, interligando as suas causas e as suas consequências com os espaços em que se desenvolve a vida quotidiana de todos e todas nós com a finalidade de promover e privilegiar estilos de vida de baixo carbono”, acrescentam.
Os prémios atribuídos são resultado de uma campanha mais ampla feita pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM), no âmbito do plano numismático para 2015, que cunhou e comercializou uma moeda de coleção integrada na série “Uma Moeda Uma Causa” e promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Parte das receitas da venda desta moeda foram revertidos para a ASPEA, como vencedora do concurso, que desenvolveu o plano de comunicação.