A Comissão Europeia ajudou a mobilizar um apoio substancial a Portugal através do mecanismo de Proteção Civil da UE, após um pedido de assistência para o combate a incêndios florestais no país. Espanha ofereceu mais de 120 bombeiros, 27 veículos e três aviões de combate a incêndios que atualmente operam em áreas afetadas.
“Ajudar Portugal neste momento é uma prioridade para a UE. Agradeço a Espanha por disponibilizar apoio rapidamente através do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Este é um exemplo da solidariedade europeia no seu melhor. O nosso Centro de Coordenação de Resposta de Emergência em Bruxelas, que monitoriza permanentemente os desastres naturais, está em constante contacto com as autoridades de proteção civil portuguesas e segue todos os desenvolvimentos. Deixem-me louvar todos os que estão a combater este flagelo, em Portugal e em toda a Europa. Estão a enfrentar um verão muito difícil e a sua dedicação e coragem são um exemplo para todos”, disse o Comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides.
Esta foi a segunda vez que Portugal ativou o Mecanismo de Proteção Civil da UE neste verão, após os incêndios mortais de junho. O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão Europeia, que funciona 24/7, acompanha de perto o risco de incêndio florestal em toda a Europa e neste verão já apoiou Portugal, França, Itália, Montenegro e Albânia.
A Comissão Europeia oferece o cofinanciamento de 85% dos custos de transporte aos países que oferecem apoio através do Mecanismo de Proteção Civil.