A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com a Universidade dos Açores, anunciam os vencedores da edição do programa Blue Bio Value Ideação realizada nos Açores. Nesta edição, cinco equipas receberam, durante três dias, orientação especializada para desenvolverem ideias com potencial na área da bioeconomia azul que possam ser desenvolvidas e implementadas no arquipélago.
Segundo Sandra Dias Faria, coordenadora da InUAc, “são iniciativas deste género que a InUAc pretende acolher, de forma física ou virtual. Esse tipo de programas desperta o espírito dos nossos investigadores e dos nossos estudantes, e é dessa motivação, desse pensamento inovador que vive uma estrutura como a InUAc”. Sandra Dias Faria salientou ainda “a qualidade dos projetos apresentados pelas equipas participantes no Blue Bio Value-Ideação Açores demonstra que, independentemente do formato, os jovens estão motivados para o empreendedorismo e conseguem apresentar propostas/ideias muito promissoras que podem a médio e longo prazo marcar a diferença no tecido económico e empresarial dos Açores, o que, na verdade é o objetivo último da Incubadora de Empresas da Universidade dos Açores”.
De entre as cinco equipas participantes, destacaram-se três ideias: produção de camarão para consumo alimentar em aquacultura, integrando bactérias cultivadas a partir dos resíduos da indústria de lacticínios açoriana; uso de algas para a reciclagem de águas contaminadas, extraindo elementos de terras-raras (componentes essenciais de telemóveis, baterias e outros equipamentos eletrónicos); e, por último, produção do tradicional Capote dos Açores com tecidos que têm origem em plástico retirado do oceano.
Os três vencedores, que irão receber mentoria da Bluebio Alliance e da Fábrica de Startups, com o intuito de transformar estas ideias em novos negócios, referiram: “A Ideação permite que nos foquemos nas bases de um negócio e garante que nos concentremos na ideia principal do negócio”, disse Krischan Makowka, biólogo e especialista em gestão de recursos hídricos na SHRIMP AZORES. Já José Pinheiro Torres, da CEO N9OVE, afirma que “sem dúvida uma experiência incrível! Conseguimos “medir” a ideia e ver se funcionará como negócio”. E Joana Ávila, designer da Begs&Bags, afirmou que “participar nesta Ideação do programa Blue Bio Value foi uma das melhores experiências no desenvolvimento da ideia, superando as minhas expectativas para este programa. Durante os três dias, tive um apoio incrível dos formadores, no encaminhamento do projeto numa perspectiva do negócio”.
O programa Blue Bio Value é uma iniciativa promovida pela Fundação Oceano Azul e pela Fundação Calouste Gulbenkian que conta com a Fábrica de Startups e a Bluebio Alliance como parceiras. Esta edição do Blue Bio Value Ideação desenvolveu-se ainda ao abrigo do programa Blue Azores, uma parceria entre o Governo Regional dos Açores, a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt, e que pretende proteger, promover e valorizar o capital natural azul do arquipélago dos Açores.