Três toneladas de peixe morto foram retiradas hoje das águas de uma baía no norte de Macau, situação que deverá estar relacionada com a tempestade que atingiu a cidade no fim de semana passado, segundo as autoridades da região.
Segundo um comunicado oficial, foram descobertos hoje de manhã, na Baía Norte do Fai Chi Kei, peixes mortos, a que se seguiu uma “ação de limpeza das águas”, tendo sido retiradas três toneladas de peixe sem vida pelos serviços de Assuntos Marítimos e de Água de Macau.
“Segundo os resultados obtidos na investigação in loco e na análise de qualidade de água, e considerando os casos semelhantes ocorridos anteriormente, estima-se preliminarmente que, desta vez, a tempestade recente e o baixo nível de oxigénio dissolvido na água sejam os responsáveis pelo aparecimento de peixes mortos”, acrescenta o mesmo comunicado.
As autoridades de Macau continuam a monitorizar a situação e qualidade das águas junto à zona costeira e apelam a que lhes seja comunicada qualquer nova ocorrência, prevendo que mais peixes mortos possam aparecer por, provavelmente, estarem presos nas fendas das rochas.
“Apela-se à população que não retire os peixes mortos para consumo humano, porque causam prejuízo à saúde”, pedem, ainda, as autoridades, no mesmo comunicado.