Pertencem à Península de Setúbal três dos oito projetos selecionados no âmbito do concurso de ideias recentemente lançado pela aliança Universidade Europeia E³UDRES², da qual o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) faz parte em conjunto com outras cinco instituições de ensino superior (IES), anuncia o instituto.
O desafio, dirigido à população e organizações dos seis territórios europeus envolvidos, na Áustria, Bélgica, Hungria, Letónia, Roménia e Portugal, visou recolher contributos para a construção da Universidade e da Região do Futuro, tendo resultado num total de 50 candidaturas, das quais foram consideradas oito.
Entre os projetos selecionados com origem na região de Setúbal, dois são da autoria de docentes do IPS, tendo o terceiro resultado de uma proposta do Grupo de Trabalho Concelhio de Bibliotecas de Setúbal.
No âmbito do tópico “Como vai ser a Universidade ideal em 2030?”, a docente Elisabete Gomes propõe o projeto “Outdoor, inventiveness and community”, que antevê o IPS como um laboratório europeu de referência, dedicado à investigação, experimentação e formação nas áreas do ar livre, criatividade e comunidade. A ideia surge no quadro da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e do projeto mundial “Futuros da Educação”, da Unesco.
Dentro do tema “Como criar regiões inteligentes e sustentáveis”, o projeto “SUPinDA – A Sustainable Upskilling Platform in Data Analytics” consiste numa plataforma online para descoberta de talento e qualificação e sua aplicação no contexto das seis IES envolvidas na E³UDRES². A ideia partiu dos docentes Nuno Teixeira e Vala Rohani, também empreendedor que chegou da Malásia para se fixar na Península de Setúbal, com base numa plataforma que já se encontra em execução pela empresa Data Corner, em colaboração com o IPS.
Na mesma área de intervenção, a candidatura “The Municipality of Setúbal as a sustainable networked and cultural ecosystem” é uma proposta do Grupo de Trabalho Concelhio de Bibliotecas de Setúbal e assenta na educação para a sustentabilidade através de programas que envolvam toda a comunidade, das famílias ao setor da indústria, passando pelos decisores políticos e pelos agentes educativos, culturais, desportivos, ambientais.
Os projetos vencedores serão apresentados publicamente entre os próximos dias 22 e 23 de março, no âmbito da E³UDRES² Online Opening Conference, que assinala o lançamento oficial da universidade europeia.