A Tratolixo, em parceria com o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico e a empresa 3drivers, e o apoio da Sociedade Ponto Verde, desenvolveu um conjunto de simuladores que ajudam a conhecer de forma detalhada e completa todo o processo de gestão de resíduos e o ciclo de vida das embalagens.
Os simuladores SimRecicla são uma ferramenta útil para o público em geral e para a comunidade académica, sobretudo no ensino secundário e universitário, já que permitem que professores e alunos abordem a reciclagem de forma técnica e realista, utilizando uma solução digital atrativa e simples de usar, que pode mesmo ser um ponto de partida para o início de novos projetos no âmbito da reciclagem.
“Detetámos que existia uma lacuna em termos da literacia sobre o processo de reciclagem. Da análise promovida, inclusive internacionalmente, não encontrámos uma ferramenta de aprendizagem completa. Isso foi o mote para avançarmos com um projeto de simuladores, uma solução digital, simples, mas completa, que de forma quase lúdica ensine todo o processo da reciclagem ao público em geral e à comunidade escolar”, explica Nuno Soares, presidente da Tratolixo.
O projeto inclui três simuladores que respondem a perguntar como “Onde coloco a minha embalagem?, “Quero melhorar a reciclabilidade de uma embalagem” e “Quero otimizar uma linha de triagem” – e estão disponíveis online, mas também pode ser descarregados para o telemóvel (sistema Android), funcionando como uma app.