Tratolixo e Sociedade Ponto Vede lançam campanha para sensibilizar a separação do vidro
Através de uma campanha que apela à reciclagem do vidro, a TRATOLIXO, em conjunto com a Sociedade Ponto Verde, pretende contribuir para que Portugal alcance a taxa reciclagem deste material definida pela União Europeia até 2025 (70%). ‘Basta reciclar mais 2 garrafas por mês, para Portugal atingir a meta de reciclagem deste material’ é o desafio deixado pelas entidades no anúncio de televisão desenvolvido em formato playce e que também será promovido através dos vários canais de comunicação da TRATOLIXO.
Esta campanha surge em resultado dos números que revelam uma diminuição dos valores de recolha do vidro. Recorde-se que em 2023 foram depositadas 212.593 toneladas destas embalagens, representando uma diminuição de 3% face a 2022, e no primeiro semestre deste ano foram recolhidas 100.621 toneladas, o que significa uma estagnação face a igual período de 2023.
“Só com uma mudança de hábitos dos portugueses será possível atingir as metas de reciclagem propostas pela União Europeia, dado que a atual taxa de reciclagem do vidro se situa em 56%. Estamos empenhados em contribuir para sensibilizar a população e, em particular, os munícipes da nossa área de atuação, dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra”, adianta Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO.
“A campanha de sensibilização da TRATOLIXO é uma ação fundamental para promover a reciclagem de embalagens de vidro, material que enfrenta os maiores desafios na recolha seletiva. O programa da Sociedade Ponto Verde ‘Juntos a Reciclar++’ permite unir esforços com as autarquias, os SGRU e as empresas municipais, criando um ecossistema colaborativo fundamental para alcançar as ambiciosas metas de reciclagem de embalagens. O nosso apoio em ações concretas, como esta, reforça o papel que temos vindo a desenvolver enquanto parceiros no âmbito da sustentabilidade”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da SPV.
O anúncio estará no ar durante 30 dias (de 23 de setembro a 23 de outubro) nos canais do grupo SIC.
Através da utilização do formato playce, que apresenta os vídeos imediatamente antes dos conteúdos que estão gravados nas boxes de televisão e quando selecionados por um utilizador, combinando as melhores qualidades da ‘targetização’ digital com a abrangência e universalidade do meio televisivo. É, pois, uma nova forma de captar audiências a que a TRATOLIXO recorre para que a campanha impacte diretamente os munícipes de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.