Em pouco mais de um ano, Portugal tem de aumentar consideravelmente a taxa de reciclagem de vidro para conseguir cumprir os objetivos designados pela União Europeia: uma taxa de reciclagem de 70% até 2025.
O caminho não é fácil, já que o vidro é um dos materiais que tem registado uma quebra significativa na recolha seletiva. Dados divulgados pelo Close the Glass Loop indicam que a taxa média de recolha para reciclagem de embalagens de vidro na União Europeia permaneceu estável em 80,2%, em 2022, com um volume recorde de vidro recolhido. Em contraste, a percentagem de recolha de embalagens de vidro para reciclagem, em Portugal, desceu para 51% em 2022, face aos 54,4% registados em 2021. Em 2023 os portugueses encaminharam para reciclagem menos 6.264 toneladas de vidro, ou seja, uma quebra de 3% na taxa de recolha, face a 2022, de acordo com dados divulgados pela Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem.
A população tem, por isso, de estar mais sensibilizada para a separação das embalagens de vidro, já que só o aumento desta prática irá ajudar a incrementar a recolha seletiva e em consequência levar a uma maior percentagem de reciclagem. É, pois, necessário um esforço conjunto de todos os intervenientes no processo para levar a bom porto o objetivo de o país ser um ‘bom aluno’ no que diz respeito ao cumprimento das taxas de reciclagem definidas pela União Europeia, nomeadamente em relação ao vidro.
A TRATOLIXO continua a fazer o seu papel e a dar os passos necessários para ajudar ao cumprimento das metas, destacando-se nas suas práticas, as ações de sensibilização da população, nomeadamente nos concelhos da área de intervenção geográfica da empresa e que são Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.
A TRATOLIXO continua a apelar para a urgência de uma maior reciclagem de vidro. Neste sentido, recentemente, a TRATOLIXO lançou, em conjunto com a Sociedade Ponto Verde, uma campanha que apela à reciclagem do vidro, com o objetivo de sensibilizar os portugueses para o facto de que é urgente fazer uma maior separação deste material para facilitar a sua recolha e reciclagem e assim o país cumprir as metas europeias, que apontam para uma taxa de reciclagem de 70% até 2025.
Esta campanha de sensibilização passou por um anúncio de televisão transmitido entre setembro e outubro nos canais do grupo SIC. O filme foi desenvolvido em formato playce, ou seja, uma solução que apresenta os vídeos imediatamente antes dos conteúdos que estão gravados nas boxes de televisão e quando selecionados por um utilizador, combinando as melhores qualidades da ‘targetização’ digital com a abrangência e universalidade do meio televisivo. O anúncio permitiu assim segmentar de forma específica os públicos impactados, pelo que mais facilmente a mensagem de sensibilização terá chegado às populações dos concelhos onde a TRATOLIXO atua.
Só com uma mudança de hábitos dos portugueses será possível atingir as metas de reciclagem propostas pela União Europeia.
Nuno Soares, Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO, recorda que o vidro é 100% reciclável, “o que significa que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder qualidade. Ou seja, a reciclagem de vidro reduz a necessidade de produção de novo vidro, economiza energia e ajuda a diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Além de que promove a economia circular tão necessária para ajudarmos o ambiente. Por isso é urgente reforçar a sensibilização das pessoas para a separação seletiva do vidro, que é um passo fundamental para a sua recolha e tratamento, conseguindo-se um aumento da reciclagem e ajudando a que Portugal consiga cumprir as metas europeias. A TRATOLIXO continua e continuará a fazer este caminho da sensibilização, que é atualmente tão importante”.
*Este texto foi publicado na edição 108 da Ambiente Magazine