Só na comunidade escolar, no ano letivo 2023/2024, a TRATOLIXO sensibilizou mais de 6000 alunos de vários graus de ensino, nomeadamente pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclo e ensino superior. Uma aposta que a TRATOLIXO irá reforçar no ano letivo 2024/2025.
Informar, alertar e sensibilizar os cidadãos para as questões ambientais e de sustentabilidade, nomeadamente a comunidade escolar, são objetivos das várias ações de sensibilização promovidas pela TRATOLIXO e que têm dado resultados expressivos. Até agosto de 2024, foram sensibilizadas cerca de 12000 pessoas, um crescimento superior a 80%, face a 2023.
Com o objetivo de contribuir para a construção de um “Futuro + Sustentável”, a TRATOLIXO visita diariamente muitas escolas sendo que, até à data, em 2024, sensibilizou 6.132 alunos de vários graus de ensino, nomeadamente pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclo e ensino superior.
Mas para além das escolas, a TRATOLIXO esteve também presente em eventos de educação ambiental promovidos pelos municípios, sensibilizando quase 5000 visitantes. A TRATOLIXO recebeu também em 2024 nos seus Ecoparques (Trajouce e Abrunheira) mais de 700 pessoas, incluindo algumas dezenas na realização de um Open Day, no âmbito de visitas de estudo, visitas técnicas e institucionais. Nos circuitos das visitas são dados a conhecer os ciclos de vida dos materiais, esclarecendo a relação entre o consumo, a produção de resíduos, seu destino e consequências ambientais.
TRATOLIXO aposta no reforço da sensibilização ambiental
A sensibilização dos mais jovens é uma das grandes prioridades da TRATOLIXO, pelo que irá realizar no ano escolar 2024/2025 diversas ações junto dos estudantes dos vários graus de ensino, nomeadamente pré-escolar; 1º, 2º e 3º ciclo e ensino superior. A TRATOLIXO irá marcar presença em variadíssimas escolas dos concelhos de Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra.
Com as ações de sensibilização, a TRATOLIXO pretende complementar o currículo escolar com actividades práticas de educação ambiental; contribuir para o aumento da taxa da separação de resíduos e divulgar a missão e atividade da TRATOLIXO e dos seus Municípios, Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra. O objetivo é despertar o interesse das crianças e jovens para a importância da economia circular e da sustentabilidade ambiental, esclarecendo dúvidas e promovendo melhores hábitos de separação dos resíduos, reutilização de materiais e hábitos de reciclagem. Assim, os alunos são também um veículo de motivação junto das suas famílias.
Além das escolas, a TRATOLIXO estará presente em eventos de educação ambiental e irá promover ‘open days’ nas suas instalações, “uma iniciativa com valor acrescentado, uma vez que a comunidade local terá a oportunidade de conhecer mais sobre a gestão do processo e da valorização de resíduos e iremos sensibilizar as pessoas para a importância de cada um fazer uma seleção adequada de resíduos”, refere Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da Tratolixo.
A TRATOLIXO e os quatro municípios que a integram – Cascais, Mafra, Oeiras e Sintra – têm investido na sensibilização dos cidadãos para a recolha selectiva multimaterial, tendo recebido, em 2023, mais de 46 mil toneladas de resíduos desta natureza, o maior valor em mais de 35 anos de história.
*Este texto foi publicado na edição 107 da Ambiente Magazine.