O Grupo Transfradelos incumbiu a ENERGEST de desenvolver o projeto, a construção e a instalação da primeira fase do sistema gerador da nova central termoelétrica em Famalicão.
Usando como combustível os resíduos vindos da limpeza das florestas, a central vai alimentar cerca de duas mil casas, aumentando a eficiência energética da rede pública das freguesias de Fradelos e Balazar.
A capacidade de produção elétrica será de 14,7MW, podendo produzir energia durante todo o ano, ao contrário dos painéis fotovoltaicos ou da energia eólica que só funciona quando há sol ou vento, respetivamente. Além disso, a potência necessária para a produção é dividida em duas linhas de geração de queima e geração de vapor.
O grupo já tem outro projeto neste sentido, a construção, em 2016, do sistema gerador de vapor de uma outra central térmica a biomassa florestal, com capacidade de produzir quase 15MW de energia elétrica para injeção na rede pública. Esta central tem uma maior eficiência, maior número de horas em funcionamento e integra os mais recentes avanços do setor.