Transformar as crianças e os jovens nos agentes da mudança

Artigo da responsabilidade da Sociedade Ponto Verde

 Informar, sensibilizar, apelar, mobilizar e envolver os mais jovens para a separação e reciclagem de embalagens, dar-lhes voz e compromete-los com o Planeta para que sejam cidadãos responsáveis, conscientes, inclusivos e participativos, protagonistas ou “influenciadores” desde que possam ajudar a criar uma sociedade cada vez mais sustentável, fazem parte dos compromissos assumidos pela Sociedade Ponto Verde ao criar a Academia Ponto Verde, em 2019.

Trata-se de um projeto educativo que tem vindo a crescer gradualmente e hoje destina-se já a crianças desde o pré-escolar até aos jovens dos 1.º ao 3.º ciclos de escolaridade, passando pelo ensino secundário e profissional, mas também a educadores e professores. Não só se materializa numa plataforma online que oferece informações, recursos como promove e lança desafios constantes para serem aplicados no “terreno”, nos estabelecimentos de ensino como nas comunidades envolventes.

Nesse sentido, a Academia Ponto Verde tem sido um facilitador para professores e alunos para um caminho de compreensão e adesão à mudança por meio de dois pilares fundamentais: o racional e o emocional. O lado racional transmite o conhecimento e os princípios que sustentam a importância da reciclagem de embalagens. Já o lado emocional humaniza o processo, tornando-o tangível, acessível e lúdico. Através de ferramentas atuais e criativas, é um projeto que proporciona a compreensão profunda e a conexão emocional com a reciclagem, despertando o desejo natural de cuidar do meio ambiente.

É neste sentido que a Academia Ponto Verde se tem destacado ao longo dos anos, promovendo ações inovadoras. 2023 não foi exceção. O “Reciclar é na Boa” surge como um Roadshow itinerante que está a percorrer o país, no qual as escolas podem candidatar-se para que possam ser tiradas todas as dúvidas dos alunos dos 2º e 3º ciclos.

Mas a SPV não ficou por aqui. Notabilizou-se também, já este ano, o desafio nacional “Repórter do Ambiente”, através do qual estudantes do ensino secundário e profissional tiveram de desenvolver reportagens sobre sustentabilidade e reciclagem de embalagens, incentivando a pesquisa, a criatividade e, claro, o conhecimento.

Academia Ponto Verde Mini: De Pequenino é que se Torce o Pepino

Atendendo aos pedidos de educadores de infância e professores que lidam com crianças mais jovens, a SPV disponibiliza a Academia Ponto Verde Mini, com conteúdos especialmente desenvolvidos para estas faixas etárias e nos quais está de regresso o Gervásio, para ficar também no imaginário dos mais pequenos. Esta iniciativa, de âmbito nacional, reforça a atuação da SPV na área da Literacia Ambiental com foco na educação infantil. O objetivo é criar consciência e sensibilizar sobre a reciclagem de embalagens desde cedo, ensinando conceitos e as melhores práticas que acompanhem as crianças ao longo das suas vidas.

A Academia Ponto Verde reforça a missão da Sociedade Ponto Verde na Educação Ambiental, em particular junto da comunidade escolar, promovendo ações concretas em prol da reciclagem de embalagens, envolvendo ativamente a comunidade escolar. As iniciativas têm sido muito bem acolhidas pelas escolas, os professores demonstram interesse e os alunos vontade de superação e espírito crítico para resolver cada desafio, sempre tendo como a reciclagem e a importância da mesma para o nosso futuro. Com a Academia Ponto Verde e a Academia Ponto Verde Mini, a Sociedade Ponto Verde fortalece o seu compromisso com a educação ambiental, construindo um futuro mais sustentável onde nenhuma embalagem deve ficar por reciclar. Porque “Reciclar é na Boa!”

Este artigo foi incluído na edição 100 da Ambiente Magazine